Machado de Assis: um autor universal - Prosa

Oi gente, tudo bem? No post de hoje vamos falar um pouquinho sobre quem foi Machado de Assis e sua colaboração para a literatura. Como sabemos, Machado de Assis tem uma obra completamente vasta, então, hoje vamos dar ênfase a prosa literária, caso queiram poderei falar posteriormente sobre os contos, crônicas e etc. Vou citar algumas obras conhecidas também, caso queiram resenha é só dizer.

Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro. "Helena", "A Mão e a Luva", "Iaiá Garcia" e "Ressurreição", são romances escritos primeira na fase do escritor, também chamada de "fase preparatória". É considerado um dos nomes mais importantes da nossa literatura, senão o mais importante. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras. Sua produção é gigantesca: escreveu romances, contos, poesias, peças de teatro, inúmeras críticas, crônicas e correspondências.
Nasceu em uma chácara, no morro do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. Seu pai chamava-se Francisco José de Assis, mulato, pintor de paredes, e sua mãe Maria Leopoldina Machado de Assis, lavadeira, nascida de Portugal, da Ilha dos Açores. Ficou órfão de sua mãe quando ainda era novo, e seu pai casou-se novamente. Começou a vender doces para ajudar nas despesas de casa. Frequentou uma escola pública por pouco tempo, porém, é considerado autodidata por ter aprendido grande parte do seu conhecimento sozinho. 

Momentos marcantes:
1851 - Morte do pai;
1864 - Publicação do seu primeiro livro de poesias, "Crisálida";
1869 - Casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais;
1872 - Publicação do seu primeiro romance, "Ressurreição";
1896 - Fundação da Academia Brasileira de Letras;
1904 - Morte de sua esposa;
29 de setembro de 1908 - Sua morte. 

Caricatura de Machado de Assis, por Abel Costa


Sua produção literária vai desde crônicas, até romances e peças teatrais. Segue abaixo suas principais obras:
  • Desencanto, teatro, 1861;
  • Crisálidas, poesia, 1864;
  • Contos Fluminenses, conto, 1870;
  • Ressurreição, romance, 1872.

Sua produção possui características que são notadas em todas as suas obras. Entre elas temos: O Aprofundamento psicológico (os seus personagens são bem analisados e ele nos dá uma riqueza de detalhes sobre os mesmos); A Análise de Comportamento (análise fiel aos sentimentos dos personagens, o que eles sentem e pensam, como um exemplo disso temos a Capitu, de Dom Casmurro); e a Crítica e a Ironia (Machado faz críticas à sociedade do Rio de Janeiro e usa o tom irônico, que só um leitor que esteja realmente preso a leitura entende).
Quanto á prosa, Machado de Assis possui uma produção dividida em duas fases: Romântica e Realista. 
Na Primeira Fase (Romântica), também chamada Preparatória, as primeiras obras do escritor ainda possuem características da escola literária anterior, o Romantismo. Os enredos giram em torno de um envolvimento afetivo e do sentimentalismo, misturado com crítica e ironia. Como exemplo desta fase, temos as obras: Ressurreição (1872); A mão e a luva (1874); Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).


Já na sua Segunda Fase (Realista), chamada também de fase de maturidade do autor, suas obras fazem duras críticas á sociedade de sua época, principalmente a felicidade falsa da burguesia. Essa fase possui um quinteto literário bastante cobrado nos vestibulares, e que também é leitura obrigatória em diversas universidades pelo Brasil. São eles: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1891); Dom Casmurro (1899); Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908). 
A publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881 foi o marco inicial do Realismo no Brasil.

Então, foi esse o post de hoje, gente. Como eu já disse, Machado de Assis possui uma vasta produção literária, e se fôssemos falar por inteiro levaria bastante tempo. Mas como eu sei que é muito cobrado nos vestibulares, caso queiram, posso fazer resenhas sobre algumas obras principais, e falar também sobre a sua contribuição nos contos, crônicas e etc. 
Espero que tenham gostado e aprendido. Qualquer dúvida deixem aqui nos comentários ou no instagram do blog: @emilylitera. Beijos! ❤️

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas