Segunda Geração Romântica #Poesia

Oi gente, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre a Segunda Geração Romântica da Poesia, suas características, principais autores e poemas conhecidos que eventualmente caem no ENEM. Espero que gostem!


Conhecida como "Mal do Século" ou "Ultrarromântica", a Segunda Geração foi profundamente influenciada pela poesia do lorde George Gordon Byron, por isso também é conhecida como Geração Byroniana

Explicando cada termo usado para descrever essa fase, a maioria dos jovens neste período frequentava bordéis e se envolviam sexualmente com mulheres desconhecidas, e a partir desta relação adquiriam doenças pela falta do saneamento do ambiente, principalmente a Tuberculose. A maioria dos escritores desta época morreram por conta dessa doença, por isso o nome Mal do Século. 
É conhecida também como "Ultrarromântica" pois o tema central desta geração é o amor impossível, exacerbado e agonizante. O homem não podia aproveitar a vida ao lado da mulher amada porque era uma pessoa doente e a beira da morte, o que tornava a poesia mais sofrida.  
Os principais temas desta geração são o negativismo, pessimismo, dúvida, desilusão amorosa, morte, orgia e a saudades da infância.

Os principais autores desta geração são Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

Casimiro de Abreu (1839-1860) foi um poeta brasileiro, porém em 1853 foi para Lisboa. Foi justamente nesse período que escreveu a maior parte dos poemas de seu único livro chamado "Primaveras". Ocupa a cadeira de n°6 da Academia Brasileira de Letras. Seu poema mais conhecido é "Meus oito anos", que trata sobre a sua família e a saudades que ele sente de sua infância.
  






Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista brasileiro. Seu estilo do fazer poético trata sobre sua vida interior, seus sentimentos. Por isso é conhecido como "o poeta da dúvida". Ocupa a cadeira de n° 2 da Academia Brasileira de Letras.
Seu poema mais conhecido é "Se eu morresse amanhã". Neste poema ele trata sobre a sua doença, o seu medo de morrer e a tristeza de não poder ter uma vida longa, porém ele também acredita que a morte pode ser boa pois vai aliviar a sua dor.

  

Existem outros autores que também são conhecidíssimos mas que raramente aparecem em vestibulares, que é o Fagundes Varela e Junqueira Freire. Caso você tenha um tempo é sempre bom dar uma olhada em suas obras e analisar.

Então o post de hoje foi esse, gente. Espero muito que tenham gostado e aprendido. Semana que vem falaremos sobre a terceira e última geração romântica da poesia e já entramos também na  Prosa Romântica (Romance Romântico). Alguma dúvida ou sugestão coloquem nos comentários ou no insta do blog: @emilylitera. Beijos! ❤️

Comentários

Postagens mais visitadas