Quinhentismo - Literatura Jesuítica #2
Olá gente, tudo bem? Hoje daremos fim ao estudo sobre o Quinhentismo falando sobre a Literatura Jesuítica e quem foi o seu respectivo representante.
Para revisar, a Literatura informativa é aquela onde os viajantes descreviam tudo o que presenciavam na vinda ao Brasil em busca de riquezas para levar a Portugal.
A Literatura Jesuítica deu-se início quando os colonizadores chegaram ao Brasil, e viram que os índios não tinham nenhuma religião (na verdade tinham mas não era o catolicismo). Quando os colonizadores viram isso, decidiram “trazer cultura” para os índios, tendo sempre em vista os valores religiosos, usando o método da catequização.
Porém, havia um problema: a língua dos índios era diferente da dos colonizadores, tornando a comunicação impossível. O Padre José de Anchieta resolveu então aprender a língua dos índios para poder entender e se comunicar com os mesmos, criando assim a primeira gramática tupi.
Porém, como iria demorar muito tempo para os índios aprenderem a ler e a
escrever, O Padre José de Anchieta decidiu transmitir a mensagem por meio do teatro, encenando algumas partes da Bíblia (suas principais encenações eram da vida de Jesus, passagens do Velho Testamento e da vida de alguns santos memoráveis). As suas encenações sempre traziam uma mensagem muito forte sobre o bem e o mal, colocando sempre a igreja, Jesus e o catolicismo do representando o bem e todo o resto representando o mal.
Sobre as obras do Padre José de Anchieta, constam poemas, autos, cartas, sermões e a gramática tupi.
O que nós precisamos entender sobre a Literatura Jesuítica é que ela teve como principal objetivo a catequização e a desculturalização, quebrando assim inúmeros padrões naturais do maior representante brasileiro: o índio.
É bom também lembrar que o Quinhentismo não é considerada uma literatura brasileira justamente porque toda obra feita nesse período é com visão europeia.
Espero que tenham gostado do post. Sugestões e dúvidas aqui nos comentários ou no meu Instagram: @eemilylarissaa.
Beijos, até a próxima ❤️
Comentários
Postar um comentário