Arcadismo/Neoclassicismo - Contexto, Características e Influenciadores

Oi, gente! Tudo bem? No post de hoje vamos entender um pouquinho sobre a Escola Literária chamada Arcadismo/Neoclassicismo. Vamos aprender em qual contexto histórico está inserida, suas principais características e alguns pensadores que influenciaram os autores da época. Lembrando que o Arcadismo é a última escola literária do Período Colonial e este post vai ser dividido em dois, no próximo estudaremos sobre a produção Lírica e Épica Árcade e seus respectivos autores.


Diferentemente do Barroco, escola literária anterior, o Arcadismo procura trazer um equilíbrio para a sociedade, a paz, tranquilidade e acima de tudo, a simplicidade

Contexto Histórico
Na Europa:
  • Século XVII - Século das luzes/Iluminismo;
  • Revolução Francesa - o homem guiado pela razão;
  • Revolução Industrial - Crescimento da burguesia, capital se aflorando;
  • Independência Americana - abolição da escravidão.


No Brasil:


  • Ouro Preto - Minas Gerais (Antiga Vila Rica)
  • Ciclo do Ouro/Mineração (portugueses procurando riquezas)
  • Inconfidência Mineira (impostos de Portugal, primeira ideia de independência brasileira)
  • Expulsão dos Jesuítas (A ascensão de Pombal em PT causa uma busca pelos jesuítas, afim de tirar as suas influências do Brasil)
Características
As principais características deste período são a busca pela simplicidade, a razão e o equilíbrio. Os conceitos mais usuais são o Bucolismo (homem em harmonia com a natureza) e o Pastoralismo (a figura de pastores e de campos aparecerão nas obras). A cultura greco-romana vai voltar e com ela o uso de expressões em latim, como: Locus amoenus (local agradável, natureza), Fugere urbem (fugir da cidade, ir para o campo em busca de paz), Inutilia Truncat (truncar/retirar o inútil, sem muita informação, simplicidade) e Carpe Diem (aproveitar o dia, cotidiano). O amor neste período será representado como amor galante, respeitoso e educado, sem muita emoção e sem toque

 



Pensadores
Alguns filósofos se destacaram no período do Arcadismo com conceitos que revolucionaram o mundo e sua forma de pensar. Na Política temos Montesquieu, Voltaire na filosofia e Rousseau na música. Rousseau também terá uma participação significativa na próxima escola literária com a teoria do Bom selvagem e sua natureza. 
René Descartes influenciou com sua frase: "Penso, logo existo", levando a conclusão que tudo é explicado pela razão, sem influência religiosa ou mística.

O post de hoje foi esse, espero que tenham gostado e entendido. O Arcadismo é uma escola literária bem tranquila e tenho certeza que vocês já estão preparados para aprender sobre os autores e suas produções. 
Qualquer dúvida comenta aqui embaixo ou manda lá no instagram: @emilylitera. Beijos, até a próxima! ❤️

Comentários

Postagens mais visitadas