Barroco - Contexto, Características e relações


Oi gente, tudo bem? No post de hoje vamos aprender um pouco sobre a escola literária chamada barroco, que se destacou não somente na literatura do século XVII mas como também na pintura, artes plásticas e música. Também foi importante para a expansão da arte religiosa, que buscava propagar a fé. Diversas igrejas que hoje constituem um patrimônio histórico mundial, fizeram parte do período barroco.

O barroco é uma literatura do século XVII e para compreendermos o que foi essa literatura, é necessária a compreensão de uma relação importantíssima:

Idade Média                                                              Barroco
Feudalismo                                                                 Contra-Reforma (Contrarreforma)
Teocentrismo                                                              Valores religiosos

Ou seja, no Barroco, o homem vai retornar a Idade Média, voltando também ao Teocentrismo (Deus no centro de tudo), o que vai ocasionar muitos conflitos ao longo da história. A Contra-Reforma também foi um dos principais movimentos da igreja Católica em oposição ao Protestantismo, como uma "caça ás bruxas", uma caça aos hereges, aquelas pessoas que seguiram Lutero e suas pregações e negaram a fé católica, e como uma forma de castigo foram queimadas.
Obs: uma coisa importante a se lembrar é que o Barroco era considerada a arte da Contra-Reforma, justamente porque as artes deste período expressam melancolia e principalmente, medo de decisão sobre qual caminho seguir, tudo relacionado á resposta da Igreja Católica.

Barroco no Brasil
  • No Brasil, ocorre na Bahia; (primeira capital brasileira)
  • Ciclo da Cana-de-açúcar; (um dos grandes ciclos econômicos do Brasil)
  • Invasões holandesas (europeu e intenções no açúcar).
Características
  • Batalhas entre corpo e alma; ("devo seguir os padrões mundanos ou seguir o que a igreja dita?")
  • A passagem da vida; (para onde vamos, porque estamos aqui)
  • Tensão, angústia existencial;
  • Dúvidas sobre a morte. (o que acontece após?)
Existiram também, duas correntes filosóficas que influenciaram bastante o Barroco. São elas:
  • Cultismo: Formalismo das palavras, vocábulo perfeito.
  • Conceptismo: Ideias diferentes no fazer poético, linguagem aberta a interpretações (conotativa).
Há um grande autor das artes plásticas que é barroco mas não produziu a sua arte no período barroco e sim no próximo período chamado Arcadismo, que estudaremos mais tarde. O nome dessa figura incrível é Aleijadinho e as principais características de sua obra são a melancolia, o medo da morte e a dúvida. 

Bom gente então foi isso, espero muito que tenham gostado e no próximo post vamos estudar um pouquinho sobre as duas figuras do Barroco ligadas diretamente a literatura e suas principais características. Espero que tenham gostado, qualquer dúvida ou sugestão deixem aqui nos comentários ou no meu instagram: @eemilylarissaa. Beijos!



Comentários

Postagens mais visitadas