Introdução ao Estudo da Literatura Brasileira #1

Oi gente, tudo bem? Para quem não viu no instagram, eu fiz uma enquete perguntando quais dias seriam os melhores para posts e ficou certo de ter post novo toda quarta e sexta.E como hoje é quarta, eu não poderia deixar de vim aqui conversar com vocês um pouco. Bom, eu resolvi fazer primeiro uma introdução ao estudo da Literatura Brasileira, e esse estudo será divido em duas partes, onde a primeira será essa e a segunda sairá na sexta-feira. Hoje vou explicar um pouco sobre o conceito de Literatura, sobre as escolas literárias (não especificamente porque cada uma vai ter um post individual) e em como são divididas.


Conceito: Literatura é toda arte que vem acompanhada por um contexto histórico, seja ela na pintura, escrita ou música.
Estilos de época: Também chamados de Escolas/Períodos/Movimentos são as formas como estão divididas a literatura mediante as suas características. Essa divisão depende, principalmente, do contexto histórico em que está inserida. Ou seja, o que está acontecendo no mundo vai influenciar fortemente no modo de criar arte.
Os estilos de época são divididos por datas didáticas, ou seja, data em que foi lançada a 1ª obra com características pertencentes ao tal estilo. São essas as divisões:
1500: Quinhentismo (chamado na Europa de "Renascimento" + Literatura de informação;
1600: Barroco
1768: Arcadismo (chamado na Europa de Neoclassicismo) 
1836: Romantismo
1881: Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
1893: Simbolismo
1902: Pré-Modernismo (é importante lembrar que o Pré-Modernismo não é uma escola literária pois os seus autores não possuem características semelhantes. Ele foi apenas um momento histórico importante antes da Semana de Arte Moderna.)
1922: Modernismo.

                                                           (fotinha para entender melhor)
Outro termo que você deve compreender é o "Movimento perpendicular" ou também chamado, "Movimento de ruptura e retomada". O que seria isso? Bom, o que você precisa entender é que cada escola literária vem para acabar com o conceito da anterior, ou seja, dizer que tudo o que a antiga escola "pregava" era mentira e que estava tudo errado. Esse seria o movimento de ruptura. O movimento de retomada seria trazer de volta as ideias da escola anterior à sua anterior.
Exemplificando: O Arcadismo rompe com a ideia do Barroco e retoma com as ideias do Quinhentismo.
Outra coisa importante é que os períodos literários são divididos em dois: Período colonial e Período Nacional. O Período Colonial começa com o Quinhentismo e abrange o Barroco e o Arcadismo. É conhecido como colonial pois será logo após a descoberta do Brasil (1500) e a arte ainda será bastante influenciada pelos ideais de Portugal. O Período Nacional abrange desde o Romantismo e vai até o Modernismo, que é quando o Brasil começa a ter umas ideias de liberdade (influência da Revolução Francesa) e identidade nacionalista, a arte começa a representar as maravilhas da natureza brasileira e também começa a enaltecer o nosso maior representante: o índio!
Continuaremos o Estudo da Literatura Brasileira no próximo post, beijos!❤️

Comentários

  1. Com um post eu fiquei menos confusa com literatura luso brasileira do que anos na escola tentando entender 😍😍😍👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas